Elvis Aaron Presley alcançou em vida um sucesso até então inédito para um musico, virando um ícone pop global ainda nos anos 50.
Com sua arte, mostrou a força que a cultura jovem passaria a ter no mundo, sendo um dos maiores divulgadores da musica norte-americana, rendendo ao nativo do Mississipi, o título de “Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “the King“, o Rei.
Sua morte em 1977, com somente 42 anos, parecia à época eternizá-lo como eterno Rei do Rock, mas a real é que sua imagem acabou se desgastando ao longo das décadas, tanto pelo justo reconhecimento de diversos outros artistas iconicos dos 50´s como Chuck Berry, Little Richards, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison e muitos outros, quanto pela valorização de percurssores do estilo como o bandleader Louis Jordan, o grupo vocal The Mills Brothers e a magnífica Sister Rosetta Tharpe , para citar somente os mais lembrados.
[red_box] Curiosidade: O termo rock and roll, provavelmente surgiu pela primeira vez numa canção em 1937, com “Rock It for Me” de Chick Webb e Ella Fitzgerald , que tinha na letra o verso “… so won’t you satisfy my soul with the rock and roll…”. [/red_box]O Rock and Roll é uma obra coletiva, com diversos progenitores em todo sul dos Estados Unidos e nas principais áreas urbanas do país, mas independente de sua fase decadente de Las Vegas, ou dos filmes ruins e bregas que fez nos anos 60, o impacto do jovem Elvis foi imediato.
Sua famosa sessão na Sun Records em março de 1951, ganhou o mundo por conseguir levar a sonoridade afro-americana urbana para uma enorme audiência global.
Presley era jovem, bonito, cantava e dançava com uma sexualidade incomum para a época. Sua banda original com o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black, se transformou na célula base do novo estilo com a adição do baterista D. J. Fontana.
Essa formação com cantor, guitarra, baixo e bateria, foi e ainda é a base principal do que se conhece como Rock, mesmo décadas e décadas após as gravações dos primeiros singles e álbuns de Elvis Presley.
Mas foi a força de sua persona artística, com a voz incrível e interpretação sempre inspirada, que ajudou a elevar cada composição à perfeição.
Com tudo isso em mente, montei a playlist, “O legado de Elvis em 20 canções eternas” com sons que mostram a influência gigante de Elvis Presley na formação do Rock and Roll.