Enquanto o bocarra fala mais do que devia… Johnny Marr brilha no single The Priest, parceria de poesia musical com a atriz inglesa Maxine Peake, comprovando a alta de popularidade da “spoken word” nesse quase fim de década.
A canção é o primeiro resultado da parceria da dupla, que se conheceu em 2014 e percebeu a possibilidade de juntar as performances poéticas de Maxine com a visão musical de Marr, ambos artistas reconhecidos e que tem a origem de Manchester como ponto em comum.
The Priest, nasceu ao musicarem um poema de um morador de rua de Edinburgh na Escócia, e foi concebido como um curta metragem, dirigido por Mat Bancroft e Johnny Marr, e que mostra a realidade de um homeless que vive no centro de Manchester, em ótima interpretação de Maxine Peake, que no vídeo é representada pela jovem atriz Molly Windsor.
Além de inspirada, a faixa acerta em cheio ao abordar, com visão artística a realidade social das grandes cidades em todo o mundo, mostrando interessante caminho para a manifestação musical ser relevante usando novas formas de interação com os ouvintes.
Priorizar a mensagem nesse meio tão fluído que é hoje a produção cultural é uma aposta ótima.
Ambos, atualmente trabalham no terceiro álbum solo do compositor, prometido para os próximos meses, e que terá como cenário a situação social e política do Reino Unido.
O último trabalho de inéditas de Johnny Marr foi o álbum Playland de 2014, que antecedeu a publicação de seu livro de memórias – Set The Boy Free, de 2016.
Confiram o marcante vídeo, que ilustra bem a realidade tão presente no planeta…
Também vejam os artigos sobre Marr e Maxine, que selecionamosnos ajudaram como referência nesse post 🙂
https://www.itsnicethat.com/news/johnny-marr-maxine-peake-the-priest-film-121217
https://pitchfork.com/news/johnny-marr-shares-new-song-the-priest-listen/
https://www.spin.com/2017/12/johnny-marr-maxine-peake-the-priest-video/