Na ativa desde 1962 o Status Quo é uma verdadeira instituição do Rock inglês, abusando de sua combinação de boogie rock que mesmo em versão acústica é uma verdadeira aula de atitude e alma roqueira, sempre liderados pelo eterno Francis Rossi (voz e guitarras).
Conferimos o grupo no magnífico Royal Albert Hall, espaço sem igual com sonoridade perfeita que sempre engrandece o artista e sua obra, dando ao mesmo tempo ao público a chance de se sentir próximo aos performers mesmo nos locais mais populares.
Infelizmente, após 50 anos a banda agora se apresenta sem o eterno guitarrista Rick Parfitt, falecido no ano passado e que sempre foi uma das caras do Quo. Mas garanto que não perderam o pique e nesse tour Aquostic foram reforçados por músicos de apoio de grande qualidade.
A formação atual do Status Quo conta com o vocalista Francis Rossi e sua Fender Telecaster, único membro original.
Além de Andy Bown (teclados, guitarras, gaita e voz – na banda desde 1976), John “Rhino” Edwards (baixo e voz desde 1985) e os novatos Leon Cave (bateria e percussão) e o irlandês Richie Malone (guitarras e backing vocal), que junto às cantoras de apoio Amy Smith e Hannah Smith, e o acordeão do convidado Geraint Watkins mostram a marca do grupo em arranjos renovados.
Os caras conseguem sempre esse estado de graça graças a força e a inspiração das escalas roqueiras dos anos 50, ecoando e mesmo emulando as guitarras de Chuck Berry, Bo Diddley e de muitos outros mestres.
O público foi um show à parte, já que apesar de uma certa reverência inicial, acabou se soltando, cantando e se empolgando com o grupo, que também permaneceu sentado somente no início do show, agitando como sempre se espera do Quo, dando a todos presentes um grande sorriso no rosto ao final das quase 2 horas de concerto.
O motivo era o de sempre, DIVERSÃO !!
Quesito onde o Status Quo sempre foi quase imbatível, animam a galera, fazem todos agitar e levam o estilo à sua essência, e que mesmo em versão acústica preserva a pegada e a batida originais do bom e velho rock and roll.
Confiram abaixo alguns momentos da apresentação.
O setlist até que foi agitado para um acústico, e talvez por isso mesmo que os veteranos já tenham anunciado um tour novo 100% eletrificado o ‘PLUGGED IN – Live and Rockin!’ com várias datas confirmadas na Inglaterra.
- And It’s Better Now
- Break the Rules
- Again and Again
- Paper Plane
- Rock ‘n’ Roll
- Caroline
- What You’re Proposing
- Lies
- Hold You Back
- That’s a Fact
- Down Down
- Pictures of Matchstick Men
- Down the Dustpipe
- All the Reasons
- Rollin’ Home
- Don’t Drive My Car
- Reason for Living
- Claudie
- Rain
- Marguerita Time
- Nanana
- Whatever You Want
- Rockin’ All Over the World (John Fogerty)
Bis - Burning Bridges (On and Off and on Again)
Eu sou suspeito pois sempre me pego curtindo a batida primal e básica de seus hits, nos lembrando sempre aquela máxima do rock and roll, fazer com que tudo fique simples, um ritmo bate estaca e levadas capazes de fazer com que os primatas em geral balancem a cabeça e o traseiro sem nem perceber.
[red_box]LONG LIVE STATUS QUO – ROCKING ALL OVER THE WORD
[/red_box]