Preparados para conferir o The Who finalmente no Brasil ? Shows no Rock in Rio 2017, Porto Alegre e no São Paulo Trip!!
Nos anos 60 tivemos a famosa invasão britânica do rock, época em que comandados pelos Beatles, grupos como The Kinks, The Animals, The Dave Clark Five, The Spencer Davis Group, Herman’s Hermits, The Hollies, The Moody Blues, The Rolling Stones, Them e o The Who apareceram para o planeta como a nova onda do rock.
Enquanto muito se contentavam a emular a sonoridade dos Beatles (inclusive os Stones que regravaram “I wanna be your man” de Lennon e McCartney) na tentativa de alcançar as paradas de sucesso, o The Who já se mostrava diferente e cheio de personalidade.
Talvez a origem da banda, calcada na identidade MOD , onde jovens promoviam a quebra de paradigmas e padrões tanto na moda, como na música e nas artes em geral, fizessem com que se expressassem ao vivo de forma selvagem e autodestrutiva, bem diferente do padrão de bons moços dos demais grupos da época.
Nessa fase se notabilizaram por destruir todo equipamento durante os shows, em especial as guitarras e kits de bateria, em verdadeiras catarses sonoras e visuais, que embalavam hits como “I Can´t Explain”, “Substitute” e a icônica “My Generation”.
Com o tempo evoluíram musicalmente, desenvolvendo álbuns conceituais como a ópera rock Tommy e Quadrophenia e registrando em disco as grandes performances em shows no super registro de Live at Leeds.
Nessa época se consagraram como grupo musical de destaque mundial, consolidando a fama com hits seguidos até o bom disco Who Are You (1978).
Sua formação clássica ditou moda entre os anos 60 e 70, sempre com Roger Daltrey (voz), Pete Townshend (guitarras e voz), John Entwistle (baixo) e o super batera Keith Moon.
A decadência do Who coincidiu com a deterioração da saúde física e mental do baterista Keith Moon, que mesmo sem ser um importante compositor na banda, era essencial tanto pelas levadas super criativas que engedrava, quanto pela personalidade quase clown que se expressava sempre que era colocado nos holofotes.
Nos últimos 20 anos a banda tem voltado com boa frequência, continuando vivos e cheios de energia em grandes shows, que ora repassam os clássicos álbuns da fase ópera rock, e ora alternam hits de todas as décadas como nesse The Who Tour 2017.
Além dos membros remanescentes Roger Daltrey e Pete Townshend, ao vivo se apresentam com John Corey (teclados, voz e percussão), Loren Gold (teclados, voz e harpa), Pino Palladino (baixo), Frank Simes (teclados, voz, percussão, banjo e bandolim), Zak Starkey (bateria) e Simon Townshend (guitarra base, violão e voz).
Datas do The Who Tour 2017 no Brasil
- São Paulo – 21 de setembro – Allianz Parque – São Paulo Trip com o The Cult e Alter Bridge
- Rio de Janeiro – 23 de setembro – Parque Olímpico com Guns N´Rose, Incubus e Titãs.
- Porto Alegre – 26 de setembro – Beira Rio com Def Leppard
Confiram o provável setlist + playlist Spotify baseado no repertório preparado para os shows no Brasil
- I Can’t Explain
- The Seeker
- My Generation
- Bargain
- It’s a Boy
- 1921
- I Can See for Miles
- Christmas
- Who Are You
- Amazing Journey
- The Acid Queen
- Sparks
- Join Together
- I’m Free
- Pinball Wizard
- See Me, Feel Me
- You Better You Bet
- Smash the Mirror
- I’m One
- The Rock
- 5:15
- Love, Reign O’er Me
- Baba O’Riley
- Won’t Get Fooled Again
- We’re Not Gonna Take It