Como verdadeiros heróis do rock alternativo, o duo Sihasin (See-ha-szin), traz um sopro de autenticidade no rock político engendrado pelos irmãos, Jeneda e Clayson Benally, que carregam orgulhosos o sangue da tribo Navajo, que se estende do norte do Arizona até quase o centro do México.
A banda ostenta um exótico e multi cultural drums and bass roqueiro, que me lembrou a sonoridade das melhores bandas inglesas dos 80’s (Jesus and Mary Chain, Joy Division, Bunnymen…), mas com melodias, letras e cânticos ancestrais de origem indígena.
A política entra fácil na equação, já que cresceram protestando contra a degradação ecológica e genocídio étnico imposto pela cultura americana contra os povos originários, onde a música virou fundamental bandeira, refletindo os anseios de igualdade, respeito pelas comunidades indígenas, e pela justiça ambiental.
Além do som empolgante, confiram o incrível álbum Never Surrender de 2012, os caras tem grandes vídeos espalhados pela Web, e justamente o melhor deles “Take a Stand”, teve destaque no último SXSW, quando conhecí e comecei a pesquisar sobre a banda. No vídeo além da dupla, seu avô em papel de shaman tem grande destaque, confiram !! É imperdível !!
Take a Stand – com Sihasin !!
TAKE A STAND – Letras originais
We’ve forgotten ourselves, lost in this world,
strangers to each other, culture lost its allureConvenience and greed have replaced Hozho
and tomorrow’s children won’t know us anymoreI am of you, I was once your breath
all that you were has become my fleshThis is a call… to all of us,
it’s never too late, I am still you
Yeah
Take a stand!
Stand up!
Take a stand!Stand up for each other, take a stand
Stand up for each other, take a stand
Stand up for each other, take a stand
Stand up for each other, take a stand
Stand up for each other, take a stand
Stand up for each other, take a standWe’ve forgotten ourselves, lost in this world,
strangers to each other