Em 04 de dezembro de 1993 morria o mais sensacional musico que passou pelo pop rock e vanguarda nos anos 60,70,80 e 90, controverso e virtuoso, louco, gênio autocrata, crítico social e musical mordaz !!
Frank Zappa era inclassificável musicalmente. Muitos de seus álbuns são considerados essenciais na história do rock e do jazz. Produziu e lançou quase todos os seus 60 álbuns que lançou com a banda Mothers of Invention.
Foi influência para incontáveis músicos e bandas dos anos 60 até os dias de hoje. Freak Out foi o primeiro álbum da carreira de Zappa.
Paul McCartney considerou Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band como o Freak Out dos Beatles.
Como acontece com os gênios incompreendidos e de difícil “digestão”, apenas postumamente Zappa foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1995, e ganhou um prêmio Grammy em 1997.
Eu tive a felicidade de torrar minhas milhas para ir ver seu filho, Dweezil Zappa, tocando em New Orleans este ano com o mesmo talento do pai, que não tive oportunidade de ver ao vivo. Foi algo fantasticamente realizador, para quem curte música e músicos de primeira, testemunhar a continuidade deste legado de tanto valor.
Zappa faleceu de câncer de próstata aos 52 anos de idade. Foi de longe, mas muito longe, o meu músico favorito.
Confiram Zappa no vídeo de “You Are What You Is” e “My Guitar Wants To Kill Your Mama”
Por Cláudio Hernandez – Colaborador Vishows