Com Beck na atividade em Sampa, Porto Alegre e Buenos Aires – 2013

Em Loser

Posso dizer tranqüilamente que o norte americano Beck, já chegou marcando terreno no inicio dos anos 90, quando conquistou o mundo com o single Loser, e mostrou com criatividade novos caminhos para o pop inteligente da década.

Funk Boy
Beck 00
Em Loser
Mutations
Beck 2013
Beck
Beck folk

Ao louvar ser “o perdedor” Beck virou referencia, hit instantâneo e hino da geração desencanada dos 90’s. Fina ironia, afinal vendeu milhões e milhões, mas logo mostrou que o sucesso não era acaso e o álbum de estréia Mellow Gold (93), merecia ser ouvido na íntegra, magistral em seu mix de rock, hip hop, folk e sonoridades 1000. Meu som preferido, apesar de Loser é a intimista Nitemare Hippy Girl.

Video de Loser !

Na seqüência pegou carona nas eletronices e veio com Odelay (97), com samplers perfeitos e referencias sonoras que exploraram décadas de pop, assim Beck fez o Setup da cultura Remix de nossa era. Basta conferir as sonzeiras de Devils Haircut, Lord Only Knows, The New Pollution e em especial a genial Novacane.

Video Novacane ao vivo em 2012

Em Mutations, trabalhou com o produtor Nigel Godrich, que havia produzido Ok Computer do Radiohead no ano anterior, e se consagrou de vez, mesmo sem um sucesso massivo, Beck ampliou horizontes, ao topar com a velha Tropicália, e depois da fase meio bossa, bebeu no PFunk dos 70’s e veio meio Prince em Midnite Vultures (99), que mesmo pouco tocado nas rádios, levou o artista a tour de grande sucesso, inclusive com show histórico no Rock in Rio 3 , quando tocou na mesma noite de Foo Fighters e REM.

Seguiu solida carreira, cada vez mais focado na criatividade e integridade artística, em discos como Sea Change (2002), Guero (2005), The Information (2006) e Modern Guilt (2008), protagonizando parcerias com Jack White, episódios de discos vazados na íntegra pela Web, cada vez mais despreocupado em manter seu status pop.

Lançou no ano passado o álbum Song Reader, somente no formato de partituras, sendo tocado na integra ao vivo em Londres em Jul/13 no Barbican, com presença de Jarvis Cocker (Pulp), Franz Ferdinand, Charlotte Gainsbourg, Beth Orton, Joan Wasser (Joan As Police Woman), Conor JO’Brien, dos Villagers, The Staves, Guillemots, Michael Kiwanuka entre outros.

Agora Beck chega novamente em grande fase para os shows na América do Sul como destaque no Planeta Terra no Brasil (09/Nov) e Argentina (14/Nov) e do Pepsi Stage em Porto Alegre (12/Nov) , além de apresentar sons novos em 2013 como podemos ver no clipe de Defriended.

Confiram o setlist do grande Beck dia 04/Ago/13 no Prospect Park no Brooklyn em New York, como base do repertório para os shows locais.
– Devil’s Haircut
– Black Tambourine
– Soul of a Man
– One Foot in the Grave
– Think I’m in Love
– Modern Guilt
– Soldier Jane
– Loser
– Gamma Ray
– Hotwax
– Qué Onda Güero
– Girl
– Fourteen Rivers Fourteen Floods
– Chemtrails
– The Golden Age
– Lost Cause
– Everybody’s Got to Learn Sometime (The Korgis cover)
– Just Noise
– Heaven’s Ladder
– Sissyneck / Billie Jean (Michael Jackson cover)
– E-Pro
– Where It’s At

Post relacionado