Quase no fim do dia e eu me liguei que tava deixando passar em branco esta data.
Robert Nesta Marley, o responsável em levar o reggae jamaicano para o mundo, nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945. A vida musical começou em 1962, quando um produtor o chamou para gravar algumas músicas pelo selo Beverly’s. Bob Marley preferiu montar um grupo invés de seguir a carreira sozinho. Chamou os amigos Peter Tosh e Bunny Livingston para criar um grupo de ska. A primeira gravação, “Simmer Down”, se tornou a mais pedida na Jamaica em 1964.
Naquela época, a mãe de Bob, que se mudou para os Estados Unidos anos antes, o enviou uma passagem para que ele fosse morar com ela. Mas, Bob conheceu a cantora Rita, por quem se apaixonou e a viagem aos Estados Unidos durou apenas alguns meses. Os dois se casaram em fevereiro de 1966.
O ano seguinte foi muito importante para a direção da carreira de Bob Marley. O cantor se converteu à religião Rastafari, o que determinou o estilo de sua música e chamou os amigos de volta para formar o The Wailers. O início do grupo foi difícil, tentaram criar um selo, mas ele faliu pouco tempo depois. A parceira com o produtor Lee Perry fez com que o grupo gravasse algumas músicas importantes, que definiu o estilo da banda.
O homem que é considerado ícone mundial quando se fala em reggae, além de ser adorado por regueiros, com certeza é respeitado por muita gente que não curte reggae.
O motivo? Sua música!
“War” e “One Love” são duas músicas que mostram a intenção do reggae: PAZ!
Entre gravações originais, e coletâneas com as músicas de Bob Marley & The Waillers, desde 1965 até hoje são mais de 40 discos. Me arrisco a dizer que de todas as músicas “Is This Love” e “No Woman No Cry” são suas músicas mais conhecidas, e sei também que “Is This Love” foi o primeiro reggae de Bob que ouvi, em uma tarde dentro de uma lotação em Sampa, e me levou a ouvir mais músicas dele e me fez passar a curtir reggae.
Suas letras marcaram, e você possivelmente já ouviu/leu alguma(s) dela(s) por aí:
Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá la.
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.
Não ligo que me olhem da cabeça aos pés..porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.
E uma que eu gosto muito, que mostra o que é o reggae:
O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece.
* Esse post é só pra registrar meu agradecimento pelas palavras, pelas músicas, pelas positivas vibrações que sempre ajudam a animar o meu dia.
Don’t Rock My Boat
I Know A Place – detalhe para os dreads do cara que chega até os seus pés, isso me fez deixar o cabelo crescer rsrs
One Love
No Woman No Cry