Argentinos dos Los Espíritus mostram força e inspiração no incrível álbum Agua Ardiente
O Rock Argentino sempre foi poderoso e nos últimos anos tem se mostrado muito criativo e com uma nova cena que não para de nos surpreender, e dentro desse cenário uma banda que tem se destacado pelos álbuns e shows são os “Los Espíritus”.
O esperado novo disco da banda liderada por Maxi Prietto e Santiago Moraes é Agua Ardiente, que foi lançado no início de Maio/17 na Argentina e nas plataformas digitais.
Nossa aposta é que seguramente vai estar em várias listas de melhores álbuns do ano por lá e em toda América Latina…
O grupo, original de Buenos Aires, já havia chamado a atenção do planeta em 2016 com o inspirado e até místico Gratitud, mas é inegável a evolução dos caras no novo trabalho, que captura a banda em grande momento com canções fortes e diretas, mas carregadas da alma bluseira do Rio da Prata. Destaque para as sonzeiras de “Jugo” e “La mirada”.
As definições para a sonoridade dos Los Espíritus são diversas, mas gosto quando falam que produzem um “Blues espiritual e Psicodélico” com pitadas gospel e do rock setentista.
Conversamos com “Santi”guitarrista e vocal dos Los Espíritus que gentilmente nos respondeu algumas elucidantes questões:
Vi Shows – Como surgiu a banda e qual o conceito criativo de vocês ?
Santi – Começamos a ensaiar em 2010, sempre nas terças ou quartas pela manhã no living de Martin Ferbat nosso baixista.
No princípio não tínhamos repertório próprio para trabalhar e os ensaios eram mesmo uma busca que partia da improvisação.
Brincando e improvisando fomos encontrando a personalidade musical do grupo, mas desde o princípio a ideia era fazer música apoiada numa forte base rítmica e no blues.
Música que se possa dançar pode ter sido até uma premissa, dançar e entrar em transe.
Vi Shows – Como você está sentindo a repercussão do novo álbum – Agua Ardiente ?
Santi – Nesses próximos dias vamos nos apresentar no Teatro Flores aqui em Buenos Aires, nos dias 23 e 24 de junho, estamos trabalhando com esse foco agora e acreditamos que será grande.
Depois vamos nos apresentar na Colômbia e no México, mas logo voltamos para apresentações diversas no interior da Argentina e depois algumas datas no Uruguai e no Chile.
Vi Shows – No que vocês se inspiraram para definir o nome da banda – Los Espíritus ?
Santi – No ano de 1993 nosso percussionista Fer Barrey estava viajando no metrô, e se aproximou uma senhora cega que tocava um acordeão de brinquedo com uma latinha colada para receber moedas e trocados.
A senhora parou na frente dele, que estava concentrado lendo um livro, e o tocou no rosto… um ato bastante atrevido, mas por alguma razão Fer não se sentiu incomodado, e quase que imediatamente sentiu uma paz e uma familiaridade com ela.
Em seguida a senhora sussurrou em seu ouvido – “Ouça o seu espírito”… e assim como ela apareceu do nada também se foi, mas antes deu dois tapinhas finais na sua testa.
Quando ele nos contou essa história, acabou inspirando a todos para o nome do grupo.
Vi Shows – Quais os planos de divulgação do trabalho ? Alguma data para vir ao Brasil ?
Santi: Neste momento estamos encarando esse tour que vai da Argentina até a Colombia, México, Uruguay e Chile.
Esperamos também poder estendê-la até o Paraguai. São esses nossos planos atuais, mas temos realmente muita vontade de viajar e tocar no Brasil.
Nossos amigos do grupo Morbo y Mambo nos contaram dos shows que fizeram no Brasil e nos deixaram entusiasmados. Tomara que possa rolar o mais rápido possível.
————————————————————————————
A banda Los Espíritus é integrada por Maxi Prietto (guitarras e voz), Santi Moraes (guitarra acústica e voz), Miguel Mactas (guitarra eléctrica, moog), Martin Ferbat (baixo), Pipe Correa (bateria) e Fer Barrey (percussão).
O material de Agua Ardiente é composto por 10 canções, a saber:
1 – Huracanes
2 – Jugo
3 – Perdida en el fuego
4 – La rueda que mueve al mundo
5 – Esa luz
6 – La mirada
7 – Mapa vacio
8 – Las armas las carga el diablo
9 – Luna llena
10 – El viento