Nesse out/16 o blog se convidou para cobrir o BUE Fest 2016, evento musical tradicional na Argentina, mas que ficou 10 anos em hibernação … até que 2016 voltou com uma programação que justificou fácil a viagem para conferir de perto grupos que vieram ao Brasil como Wilco (em fase inspirada), Libertines (novamente se amando loucamente) e os veteranos do reggae Toots and the Maytals, e os que não tocaram dessa vez por aqui como os Flaming Lips, Iggy Pop e os Pet Shop Boys.
O festival aconteceu na região metropolitana de Buenos Aires no interessante Tecnópolis, que congrega atrações fixas com foco em educação e tecnologia para crianças e jovens, com interessante estrutura que permitiu a existência de 3 palcos muito próximos, e que não permitiam o vazamento de um cenário musical para o outro.
Mas antes de falar dos dois dias de shows queria comentar um assunto que atrapalha os shows por aqui como uma praga, as famosas Pistas VIP.
No Bue Festival 2016 os Vips tinham várias facilidades e comodidades, mas no palco principal no lugar da Pista Vip, existia uma “Faixa Especial”, que dividia o gargarejo do palco entre “Mortais” e “Vips”, garantindo aos primeiros 3/5 da pista indo do palco até o fundo, ficando os “VIPs” com excelente área também do palco até a área de serviços.
Quem ganha com isso ?
- O Festival – que proporciona aos fãs mais apaixonados a chance de ver de perto seus ídolos.
- Os artistas – que podem interagir com os fãs de verdade.
- O público – pois consegue se divertir com todos os tipos de ingresso.
DIA 1 – BUE Fest 2016
Assim que cheguei notei que o público ainda não era dos maiores e que no palco o El Mato a un policia Motorizado sofria com um som baixo e que horas ficava muito alto para logo depois voltar a ficar baixo.
Mesmo assim na base da raça, conseguiram agitar a audiência com Chica Rutera e Amigo Piedra.
Aproveitei o intervalo antes dos Libertines para conferir umas 2 canções da espanhola “La Mala Rodríguez”, e que apesar de muito bem produzida não me impressionou muito, então fui tentar arrumar a melhor posição para ver a turma de Peter Doherty e Carl Barat.
The Libertines – BUE Fest 2016
Se uma banda estava em casa na capital portenha esses caras eram os The Libertines, saudados como heróis de futebol pela torcida (público) argentina, que os saudou em corinhos individuais e agitou de ponta a ponta em mais de 1 hora de show.Não faltaram os clássicos, bem como a divisão de microfones, caras e bocas entre os líderes do combo inglês, levando o público à loucura pela intensidade da performance, que apesar de divertida, mostrou a fragilidade musical dos integrantes, que como músicos funcionam bem de verdade somente com a mítica dos Libertines.
Setlist Libertines em Buenos Aires – Out/16
- The Delaney
- Barbarians
- Heart of the Matter
- Fame and Fortune
- Boys in the Band
- What Katie Did
- You’re My Waterloo
- Gunga Din
- Can’t Stand Me Now
- Tell the King
- Death on the Stairs
- Time for Heroes
- The Good Old Days
- Music When the Lights Go Out / Albion
- Up the Bracket
- Horrorshow
- Don’t Look Back Into the Sun
Iggy Pop – BUE Fest 2016
O veterano roqueiro e mentor essencial do proto punk deu tudo de si em apresentação histórica.Enfileirou seus principais hits e com banda mais do que afiada fez tremer o palco principal do festival com sua performance insana e física, deixando todos boquiabertos pela capacidade de não parar nem por um só segundo.
Na história da música merece ficar no mesmo patamar de Mick Jagger no quesito palco, afinal causa sempre a maior balbúrdia no cenário, mostrando como se faz rock de verdade.
Foi emocionante tanto a sequência de abertura do show, quanto o segundo bis onde mandou seu maior clássico nos países latinos, a incrível canção Candy.
Confiram o setlist de Iggy Pop – Out/16 – Buenos Aires
- I Wanna Be Your Dog
- The Passenger
- Lust for Life
- Five Foot One
- Sixteen
- Skull Ring
- 1969
- Sister Midnight
- Real Wild Child (Wild One)
- Nightclubbing
- Some Weird SiN
- Mass Production
- BIS
- Repo Man
- Search and Destroy
- Gardenia
- Down on the Street
- Loose
- Raw Power
- No Fun
- BIS 2
- Candy
Toots and the Maytals – BUE Fest 2016
Após a catarse de Iggy Pop confesso que quase fui embora do festival, mas com uma apresentação do pioneiro e ícone da música jamaicana Toots Hilbert e seus Maytals, era impossível sair de Tecnópolis.Sorte dos quase 3 mil felizardos que foram conferi-lo de perto, Toots é uma das maiores vozes do estilo no mundo e consegue resumir o som da Jamaica passando pelo Ska, Rock Steady, Lover´s Rock e muito Reggae com influência Soul e Gospel.
A banda se apresentou com emoção e a força do repertório dos caras os deixou num empate técnico como melhor performance da noite.
Toots and the Maytals , em clima de celebração rasta, fez toda Buenos Aires dançar como se fosse a última festa reggae do planeta. Histórico 🙂
Setlist de Toots and the Maytals – Out/16 – Buenos Aires
- Pressure Drop
- Never Grow Old
- Peeping Tom
- Louie Louie
- Reggae Got Soul
- Pomp and Pride
- One Eyed Enos
- Never Get Weary
- Funky Kingston
- Bam Bam
- Time Tough
- Take Me Home, Country Roads (John Denver cover)
- Monkey Man
Bis: - 54-46, That’s My Number
DIA 2
Sábado após um dia todo de chuva forte, o tempo abriu e foi possível retornar aos festival para captar o clima… numa noite que foi eclética e de alto nível.
Wilco – BUE Fest 2016
Após shows muito elogiados no Brasil o Wilco rumou para Buenos Aires e fez história em sua primeira apresentação no país vizinho.
Claro que ajudou terem sido recebidos como heróis do rock e do alt.country, mas a verdade é que a banda surgida em Chicago se tornou grande demais para o mundinho Indie, e faz com maestria essa transição para o “sistema” focando em suas qualidades para garantir álbuns e shows cada vez mais inspiradores.Ao vivo são perfeitos, se destacando o carisma e talento de Jeff Tweedy líder e principal compositor do Wilco, além da precisão e inspiração do guitarrista Nels Cline (na bande desde 2004).
Setlist do Wilco – Out/16 – Buenos Aires
- Random Name Generator
- I Am Trying to Break Your Heart
- Art of Almost
- Misunderstood
- Someone to Lose
- Handshake Drug
- Via Chicago
- Impossible Germany
- Jesus, Etc.
- Locator
- Box Full of Letters
- Heavy Metal Drummer
- I’m the Man Who Loves You
- Dawned on Me
- Hummingbird
- Theologians
- I’m Always in Love
- The Late Greats
- Red-Eyed and Blue
- I Got You (At the End of the Century)
- Outtasite (Outta Mind)
- Spiders (Kidsmoke)
- I’m a Wheel
The Flaming Lips – BUE Fest 2016
O rock alternativo dos caras está cada vez menos comercial e mesmo assim o grupo não perde força na performance e garante a diversão dos fãs com inusitadas interpretações com forte conteúdo teatral.Assim Wayne Coyne confraternizou com ursos e animais de pelúcia em tamanho real, andou dentro da bolha pelo público e nos rendeu sensacional cover de Space Oddity em homenagem sincera ao eterno David Bowie.
O show é o “terreiro de Wayne Coyne” que faz o que quer e como quer, parece que não vai dar certo… mas no final tudo funciona.
Setlist de Flaming Lips – Out/16 – Buenos Aires
- Race for the Prize
- Yoshimi Battles the Pink Robots, Pt. 1
- The Gold In the Mountain of Our Madness
- Pompeii Am Götterdämmerung
- What Is the Light?
- The Observer
- Space Oddity (David Bowie)
- A Spoonful Weighs a Ton
- Do You Realize??
Pet Shop Boys – Bue Festival 2016
Os ingleses dos Pet Shop Boys entram no topo dos sons eletrônicos dos anos 80 junto com artistas como New Order, Depeche Mode e Soft Cell, enfileirando hits como Go West, West End Girls, Domino Dancing e Left to My Own Devices.Ao vivo Neil Tennant e Chris Lowe além de mostrarem precisão e bom gosto em cada canção, se apresentam com ótimos músicos de apoio, em palco extremamente bem concebido e que deu vida e interatividade ao show.
Vida longa aos Pet Shop Boys !!
Setlist do Pet Shop Boys – Out/16 – Buenos Aires
- Inner Sanctum
- West End Girls
- The Pop Kids
- In the Night
- Burn
- Love Is a Bourgeois Construct
- New York City Boy
- Se A Vida É (That’s The Way Life Is)
- Love Comes Quickly
- Love Etc.
- The Dictator Decides
- Inside a Dream
- Home and Dry
- The Enigma
- Vocal
- The Sodom and Gomorrah Show
- It’s a Sin
- Left to My Own Devices
- Go West (Village People)
- BIS:
- Domino Dancing
- Always on My Mind (Brenda Lee)
- The Pop Kids