“U2 are in town”, e eu vou testemunhar a sua quase messiânica performance. [/red_box]
Cheguei na O2 sem problemas ou aglomerações. O fálico formato do palco, tem uma base grande conectado a um secundário por uma passarela de uns cinquenta metros.
Todo o percurso da passarela é encimada por um enorme telão cobrindo toda a extensão do caminho entre os dois palcos, na verdade um sanduíche de dois telões (um para cada lado). Titia Hewson, entra sozinho (!) por meio da platéia na cabeça menor (lado oposto do palco), onde ninguém esperava. Ué, cadê o restante da banda? Bono solo? Que nada, os “outros” integrantes se aboletam com seu instrumentos na extremidade oposta na parte grande silenciosamente. Todos os holofotes para Mr. Bono.
Começamos a escutar os primeiros acordes de The Miracle (Of Joe Ramone) enquanto o solo Bono caminha para a grande porção do palco na outra extremidade para encontrar os seus músicos. Inevitável pensar que Bono aprendeu bem com seus vizinhos, Mick Jagger e Freddie Mercury como se portar, ler e responder a platéia.
Ele levanta a platéia com Electric Co. e I Will Follow, puro rock ’n’ roll de um “power four”.
The Edge parece ter orgasmos balançando sua guitarra e caminhando sobre a simples e competente linha de baixo de Adam Clayton. Os dois parecem falar: “esta música é nossa” de um tempo coletivo, divertido e bacana.
Tempo de reflexão para eu, que acompanho o U2 desde o álbum Boy: na adolescência havia muitas questões a respeito de drogas, política, conduta e outras coisas. Bem, estamos falando de um senhor de quase 50 anos vivendo em 2015.
Qual o motivador para ele cantar com o mesmo entusiasmo e fervor “Walk away, walk away, I will Follow”… Ou “How long, how long must we sing this song”.
[yellow_box]Pergunta: faz parte dele ou ele tem uma boa desculpa em dizer que quer afetar novas gerações? Melodia (e riffs) sobre letra!? Fama sobre realidade!? Noventa por cento da platéia não sabe porquê está cantando a minimalista execução de “Sunday Bloody Sunday” com Larry Jr. tocando uma caixa, em pé.[/yellow_box]Por que não falar sobre o amor que é uma questão que nunca morre…?
Bono sabe disso, ou finge saber. O vocalista, por vezes incorre em um discurso político meio rançoso como uma manteiga vencida e emenda a incansável Bullet the Blue Sky em uma versão chata e cheia de palavras.
Em Mysterious Ways, Bono pega uma vivente da platéia (Clair) e a “força” dançar misteriosamente (!?) filmada por seu próprio iPhone, o que é um tanto patético.
Boas composições que não são hits ficaram de fora (Silver and Gold, Running to Stand Still) e vários hits também (Bad, When Love Comes to Town), mas o que esperar de uma banda com tantas boas músicas que principalmente vieram da turnê americaníssima Rattle & Hum, na qual o U2 percebeu que não é bom somente de discurso, mas também de palco de carisma e atitude.
Ponto alto: não tocaram Miss Sarajevo, a modorrenta faixa com o finado Pavarotti. A quota de discurso político tinha expirado.
Ponto baixo: tocaram Sunday Bloody Sunday, e Bono proferiu discursos políticos para uma platéia que não sabe nada sobre o que foi o movimento separatista da Irlanda e acha que IRA é um dos pecados capitais.
Show em inglês significa “mostre”, e Bono & Gang mostraram como fazer um grande espetáculo. Profissional (as vezes sem alma) mas que funciona muito bem.
O U2 é uma banda, que ao mesmo tempo tem um viés político, sentimental, sensorial, intelectual, e que funciona. Seu equilíbrio faz com que meros mortais como eu achem shows sensacionais.
Set List U2 na arena O2:
- The Miracle (Of Joey Ramone)
- The Electric Co.
- Vertigo
- I Will Follow
- Iris
- Cedarwood Road
- Song for Someone
- Sunday (fucking) Bloody Sunday
- Raised by Wolves
- Until the end of the World
NA TELA:
- The Fly
- Invisible
- Even Better than the real thing
PALCO MENOR:
- Mysterious Ways
- Desire
- All I Want is You
- Every Breaking Wake
- October
- Bullet the Blue Sky
- Zooropa
- Where the Streets have no name
- Pride
- With or Without you
BIS:
- City of Blinding Lights
- Beatiful Day
- Mother and Child Reunion
- One
Parabéns Bono & the Gang! Se tivesse que pagar mais cem libras na saída, eu pagaria.
Keep Showing!
Post gentilmente cedido pelo amigo e colaborador Vishows – Roberto Severo !!