Nesse sábado dia 27, o baixista e compositor Chris Squire perdeu sua batalha contra a leucemia, falecendo aos 67 anos, de acordo com a página oficial da banda, que apresentou a seguinte mensagem de despedida:
“Com imenso pesar e uma tristeza insuportável informamos a morte de nosso querido amigo e cofundador Chris Squire. Ele faleceu na noite de ontem em Phoenix, no Arizona, nos braços de sua mulher, Scotty.”
O Yes sempre foi uma banda acima da média, capitaneada pelo baixista e compositor inglês Chris Squire, único integrante a participar em todos álbuns de estúdio lançados entre 1969 e 2014, com a marca registrada de tocar o baixo de forma única, quase jazzista, em linhas melódicas e agressivas ao mesmo tempo, liderando a liberdade rítmica das elaboradas composições do Yes.
O grupo teve carreira marcada pelo sucesso e reconhecimento nos anos 70, influenciando bandas em todo planeta, com seu art-rock, de estilo progressivo e até mesmo sinfônico, apesar de fases mais pop e até meio hardrock nos anos 80.
Tive a sorte de vê-los algumas vezes nos anos 90, já que sempre foram uma das bandas mais populares de rock no Brasil, em shows sempre emocionantes e perfeitos.
A banda continuará na ativa mesmo sem Chris, devendo fazer seus primeiros shows sem o baixista original dia 07 de Agosto, em tour norte americano com Billy Sherwood (Toto, Nektar, Great White) como substituto.
Fiquem com alguns marcantes momentos do Yes !! Obrigado Mr.Squire !!