Símbolo de resistência política em várias partes do mundo, a canção popular italiana Bella Ciao de autoria desconhecida surgiu no final do século XIX como um canto de trabalhadoras rurais das plantações de arroz da região da Padânia, no norte da Itália.
Mais tarde, a mesma melodia serviu como base para uma canção de protesto contra a Primeira Guerra Mundial. Finalmente, a letra da música sofreu algumas mudanças e se tornou um símbolo da Resistência Italiana durante a Segunda Guerra Mundial. A canção também era cantada por integrantes do Movimento Anarquista na Itália e em outros países.
Neste ano, completam-se 100 anos do início da 1ª Guerra Mundial (1914).
O filme Roma Cidade Aberta, de Roberto Rosselini, retrata o período em que muitos italianos lutaram contra o avanço do nazismo na 2ª Guerra Mundial ao som de Bella Ciao. Em 1943, Rossellini ingressou na Resistência, passando a viver na clandestinidade. Dois meses após a liberação da Itália, em 1945, deu início às filmagens de Roma, Cidade Aberta, considerado um dos marcos fundamentais do neo-realismo italiano.
Dezenas de versões já foram feitas de Bella Ciao, ouça algumas:
Manu Chao (em espanhol):
Versão em italiano:
Bella Ciao pelo músico sérvio-bósnio Goran Bregovic:
Clipe com imagens da revolta popular no Irã:
Em Techno: