A banda Gueto surgiu na década de 80 promovendo o mix de rap, samba, funk, soul e baião, e após a coletânea com outras bandas da Baratos Afins, foi notada pelas gravadoras, lançando no longínquo 1987 o pioneiro álbum “Estação Primeira”, que teve boa execução nas rádios no circuito Rio-São Paulo.
O álbum é atualmente considerado um precursor das fusões musicais dos anos 90, onde além dos originais Márcio, Júlio César, Marcola e Edson-X, contaram com participações especiais do trombonista Raul de Souza e o percussionista Luiz Batera, com destaque para as marcantes “G.U.E.T.O.”, “A mesma dor” e “Borboleta Psicodélica”, sons seminais na trajetória do Gueto.
Vejam os caras no Programa Matéria Prima na TV Cultura com A Mesma Dor !!
Lançaram ainda os álbuns “E Agora pra Dançar” (1989), que mesmo menos cultuado teve destaque com a música “Você Sabe Bem”, e já sem o vocalista Júlio César (deixou a banda em 1993) passou a se chamar Guetho, quando lançaram o terceiro álbum, “Tremeterra“, que sem impacto no mercado marcou o fim do Gueto.
Agora em pleno 2014, reverenciados como parte importante na modernização do pop-rock Brasil, a banda Gueto está de volta aos palcos com sua formação original, com reestreia dia 11 de abril em show disputado, no SESC Belenzinho (Zona Leste de Sampa). A venda de ingressos rola somente à partir do dia 31/Março com preços ventre R$5 e R$25.
Fica a dica !! Se você mora em São Paulo, vale a pena dar uma conferida!