A nova edição do Lollapalooza 2014 – Brasil é, sem dúvida, a mais forte, e consolida o festival na programação de shows do país. Dessa vez, o festival acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, trocando o Jockey Club, que tem seus problemas, mas é um local de fácil acesso e relativamente central, pelo Autódromo de Interlagos… O novo local fica nos confins da zona sul, mas conta com trens da CPTM e bolsões de Estacionamento usados nas provas de F1.
Apesar da geografia acidentada e o tamanho do Autódromo (600 mil m²), promete proporcionar melhor qualidade de som, com real isolamento entre os palcos, evitando problemas como encontrados no Planeta Terra e mesmo nas edições anteriores do Lolla.
O Lollapalooza foi criado em 1991 pelo cantor Perry Farrell, nos Estados Unidos, e ganhou edições no exterior e agora é realizado em também no Brasil ( São Paulo), Chile e Argentina. As edições brasileiras do evento, em 2012 e 2013, trouxeram ao Brasil bandas como Foo Fighters, Arctic Monkeys, Pearl Jam e The Killers.
Confira a lista das atrações com links para os sites das bandas:
Dia 1 (5 de abril)
Palco principal 1
– Vespas Mandarinas – destaque atual do RockBr, sempre com grandes performances ao vivo. Promete ser um dos destaques do festival entre os nacionais. (Super Indicado !)
– Capital Cities – dupla Indie Pop californiana, deve fazer bom show para os modernos de plantão. (Não me empolga…)
– Julian Casablancas – no Brasil, Julian é semi-deus, e deve ser um dos shows mais procurados da noite. Deve chegar com frescor no repertório, afinal está para lançar novo trabalho solo agora em Mar/Abr-14 ! (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Phoenix – os franceses talvez sejam uma das maiores bandas do planeta nesse momento, e seguramente farão o show mais interessante deste palco. Tem tudo para ser um dos melhores shows do Lollapalooza 2014 – a fase é ótima… como a empolgante Trying to Be Coll mostra a todos (Imperdível !)
– Muse – os ingleses descobriram o caminho do Brasil e sempre fazem shows perfeitos que deliciam os adeptos fanáticos pelo trio. Não é o meu caso… mas já odiei… Hoje acho bom … (Tudo pode acontecer… posso ir)
Palco principal 2
– SILVA o capixaba se destacou em 2012 com “A Visita” e “Moletom” e ”Amor para Depois”, para o Lolla, devem aparecer sons do segundo e ainda inédito álbum. (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Cage The Elephant – Liderados por Matt Shultz os americanos tem público de sobra por aqui, e um punhado de bonitinhos hits… (Não me empolga…)
– Imagine Dragons – de repente de Las Vegas, várias bandas legais aparecem, e com hits pop feitos para as rádios, os Imagine Dragons se destacaram nos últimos anos… Mas… (Não me empolga…)
– Nine Inch Nails – Trent Reznor é um maluco gênio criativo, os shows são intensos, cheios de hits e boas sacadas de iluminação. (Imperdível !)
Palco Alternativo
– Red Oblivion – os roqueiros de Boston tem atitude e mesclam o punk com metal e algumas modernices, pode ser uma das surpresas da programação. (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Lucas Santtana – Não ouví o suficiente para falar mal, acho que não é mesmo minha praia … (Não me empolga…)
– Café Tacvba – Os mexicanos representam bem o melhor do pop rock latino, fazem show super profissa, cheio de hits e sempre com o espírito chilango em alta. Uma amostra de como por lá entre tequilas e pimentas, o rock é bem mais do que o pop dos Maná (Super Indicado !) Confiram na preferida – Olita Del Altamar
– Portugal. The Man – liderados por John Baldwin Gourley, a banda do Alasca (USA) tem nome ruim mas é muito interessante, os discos mais recentes não mantiveram o nível, mas vale a presença para conferir sons como “Sleep Forever” e “Got It All (This Can’t Be Living Now)” (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Nação Zumbi – É a Melhor banda ao vivo do Brasil, fazem chover com o maracatu-funk-rock-samba-psicodélico, e sempre vale a presença quando os pernambucanos mostram todo sincretismo do mangue beat ! Candidatos a melhor show do Lollapalooza 2014 (Imperdível !)
– Lorde – a cantora teen é sim idealista, e chega cheia de personalidade em sons como ‘Royals’, ‘Team’, ‘Tennis Court’ …. deve mostrar ao que veio no festival. (Super Indicado !)
Palco Eletrônico
– Elekfantz, Digitaria, Flume, Flux, Pavilion, Wolfgang Gartner – (Não comentarei …)
– Kid Cudi – Kid Cudi manda muito, representa a linha nova do HipHop, e com estilo mantém no topo as rimas e a levada das ruas para as pistas, como no clássico – Day´n Nite. (Super Indicado !)
Dia 2 (6 de abril)
Palco principal 1
– Francisca Valenzuela – nascida nos USA em família chilena, voltou ao pais de origem com 12 anos, se destacando também como atriz. Virou um fenômeno na América Latina e deve ser uma das grandes surpresas para os locais e iniciados. (Super Indicado !)
– Raimundos – a banda resiste, tem pique e sempre é garantia de diversão, Rodrigão + Canisso e asseclas, mantem viva a mística e junto o próprio #ROCKBR (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Ellie Goulding – cantora e compositora inglesa, Ellie chegou à fama depois de alcançar o topo do “BBC Sound of 2010” e ganhar o Critics Choice Award no BRIT Awards 2010, mas sim vale pelo pop de qualidade e boa produção …. (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Pixies – a banda teve sua fase áurea entre 1987 e 1993, mas voltaram em forma, mostrando sua relevância em toda cena alternativa do rock, quero ver…. mas sem Kim Deal os remanescentes Black Francis, Dave Lovering e Joey Santiago vão ter que estar inspirados para levar a diante a lenda ! Confiram a boa forma da banda em BagBoy (Super Indicado !)
– Arcade Fire – para o blog a banda será a maior atração do festival, pois vem com ótimos álbuns, vídeos e inteligente presença midiática, mostrando rara inteligência artística para os tempos atuais… (Imperdível !)
Palco principal 2
– Illya Kuryaki & The Valderramas – Os argentinos Dante Spinetta e Emmanuel Horvilleur, fazem um hip hop, funk engraçadinho, que faz mover El Culo, mas não é a última bolacha do pacote, mas promete muita diversão ! (Tudo pode acontecer… posso ir)
– Johnny Marr – fundou em 1982, junto com Morrissey, a banda de rock britânica The Smiths, na qual era o guitarrista e co-autor de clássicos eternos do rock oitentista. No disco The Messenger (2013), mostrou pegada e fez aclamado tour, onde interpreta com classe vários hits de sua ex-banda. Confiram a incrível “New Town, Velocity” – finalmente #MarrNoBrasil (Imperdível !)
– Vampire Weekend – o Indie Rock dos nova-iorquinos encontra ampla aceitação, mas nunca entendí ou gostei da banda, acho que são mais do mesmo… (Não me empolga…)
– Soundgarden – finalmente a banda, ícone grunge, estréia no Brasil !! Nessa reencarnação os clássicos estarão todos presentes, assim como Chris Cornell, Matt Cameron, Kim Thayil e Ben Shepherd …. leve sua camisa de flanela e se prepare, pois a tendência é de pegar fogo, fechando bem o palco. (Imperdível !!)
Palco Alternativo
– Apanhador Só – O indie rock dos gaúchos vale a pena, devia tocar mais tarde mas tá valendo !! (Não me empolga…)
– Brothers of Brazil – Uma piada, me recuso a comentar… (Não me empolga…)
– Selvagens À Procura de Lei – é legal como muitas outras bandas, não entendí alguns critérios do Lolla ! (Não me empolga…)
– Savages – muito mais do que uma banda dark de meninas, as Savages se garantem em canções pesadas e líricas, resgarando o melhor do pós punk, com destaque para as guitarras cortantes e presença forte da vocalista Jehnny Beth (Imperdível !)
– AFI – Punk rock redivivo made in america (do norte), com produção competente de Butch Vig, mas acho que possuem muito mais pose do que uma postura alternativa… (Não me empolga…)
– Jake Bugg – Com apenas 20 aninhos o inglês se mostra um competente compositor, tendo vários sons bombados já no seu álbum de estreia, intitulado simplesmente – Jake Bugg. (Tudo pode acontecer… posso ir)
– New Order – a história da música paga sempre tributo à banda, mas os originais Bernard Sumner, Stephen Morris, Gillian Gilbert, aditivados por Phil Cunningham e Tom Chapman, ficam sim desfalcados… sem Peter Hook… , afinal o cara moldou o som da banda…., mas se garantem e farão bonito no Lollapalooza 2014. (Imperdível !)
Palco Eletrônico
– Ftampa, GABE, Baauer, Cone Crew Diretoria, Krewella, The Bloody Bedroots, e Axwell – (Não comentarei …)