A Banda Supergrass sempre foi a de melhor humor em todo o Britpop, mas não resistiu ao tempo e em anúncio oficial nessa segunda (12-abril-2010) encerrou as atividades após 06 grandes álbuns de estúdio.
Originais de Oxford (Inglaterra) tiveram bastante destaque em um cenário onde bandas como Blur, Oasis e Elastica dominavam. Seu disco de estréia o super bem sucedido “I Should Coco” (95), chegou ao topo da parada inglesa puxado pelo mega hit “Alright”.
A banda lançou outros 05 elogiados discos, mas sem repetir o mesmo Hype inicial, apesar de grandes canções como “Sun Hits the Sky”, “Late in the Day”, “Grace” e “Pumping in Your Stereo”.
Seu último disco foi o álbum Diamond Hoo Ha, mais uma vez bem recebido pela crítica mas sem grande reconhecimento do público fora da Inglaterra.
O sétimo trabalho dos caras seria “Release the Drones”, previsto para em Agosto mas que pelo visto vai ficar só na intenção… ou para coletâneas futuras.
O grupo vai fazer 04 shows finais de despedida, a saber :
- Escócia – Glasgow – Barrowland (08/Jun)
- Inglaterra – Manchester Academy (09/Jun)
- Inglaterra – London O2 Academy Brixton (10/Jun)
- França – Paris – La Cigalle (11/Jun)
Os caras tocaram 2 vezes no Brasil, em 1996 no finado Hollywood Rock e em 2006 em Atibaia/SP como atração principal do Campari Rock… nesse eu fui e foi um show histórico.
Após a implosão do OASIS e a volta efêmera do Blur, o fim do Supergrass consagra a morte do Britpop e vira uma importante página do pop-rock dos anos 90.
Para matar a saudade fica o vídeo do meu som preferido de Gaz e companhia – “GRACE”